Você já parou para se perguntar se a espuma é um sinal de limpeza? Essa é uma dúvida muito comum e na maior parte das vezes somos levamos a acreditar que quanto mais espuma maior a facilidade para limpar superfícies, ambientes e objetos.
De fato, quando o produto utilizado é o sabão, a espuma pode sim ser um indicativo de que a limpeza está sendo eficiente, mas nem sempre o mesmo pode ser dito com relação aos detergentes.
Foi pensando em responder a esse questionamento e também em esclarecer essa diferença é que preparamos o artigo de hoje. Entenda a seguir como esses dois compostos são distintos e como a espuma interfere na limpeza.
Diferença entre detergente e sabão
Antes de mais nada é preciso dizer que a categoria detergente inclui também o sabão, assim como sabonetes, detergentes sintéticos, cremes dentais, xampus e outros compostos.
Sendo assim, todos esses produtos mencionados podem ser considerados detergentes, pois a origem latina dessa palavra designa exatamente a função de limpeza de cada um deles.
No entanto, o sabão é apenas um subgrupo do detergente, o que nos leva a concluir que todo sabão é um detergente, mas nem todo detergente é um sabão.
Além disso, detergente e sabão possuem composições químicas distintas: o primeiro é produzido a partir de derivados petroquímicos, enquanto o segundo é composto por óleos e gorduras vegetais.
Outra diferença é que, na hora da lavagem, é o detergente que produz mais espuma, enquanto o sabão produz bolhas, que podem ou não ser produzidas pelos detergentes.
No caso do sabão, as bolhas produzidas são um forte indicativo de que ele está agindo na limpeza, já que elas são finas películas que retém os gases. Para os detergentes, no entanto, é necessária a formação de micelas para alcançar esse mesmo efeito.
É por esse motivo que nem sempre a produção de espumas dos detergentes indica limpeza, mas sim a formação de pequenos glóbulos que aprisionam gordura em seu interior. Portanto, a garantia de limpeza desses compostos vem de uma estrutura química, e não da espuma.
Agora que você já sabe as principais diferenças entre detergente e sabão, é hora de retomar a questão inicial: espuma é garantia de limpeza?
Espuma não é sinônimo de limpeza
O que acontece na realidade é que, sabendo da associação de grande parte das pessoas entre espuma e limpeza, os fabricantes de detergentes adicionam substâncias espumantes a esses compostos.
Portanto, quando um produto espuma ele não necessariamente está limpando, o que faz com que a crença de que “espuma é sinal de limpeza” seja um mito.
Se você deseja contar com produtos eficientes e que realmente irão promover a limpeza da sua empresa ou residência de forma profissional, é fácil: basta entrar em contato com a gente!
Com a Brill você tem acesso à um serviço de limpeza especializado de qualidade, com redução de gastos e alto nível de produtividade.
Entre agora mesmo em contato conosco para solicitar o seu orçamento: [email protected]